Como desenhar uma ilha de cozinha prática e funcional

isla de cocina funcional

É na cozinha que se passam sempre as coisas mais importantes, motivo pelo qual esta se tornou o centro nevrálgico de qualquer casa. Conversas, risos, decisões e, seguramente, refeições espetaculares a acompanhar esses grandes momentos.

Criar um lugar prático e confortável é, portanto, vital, e as ilhas de cozinha são ideais para o conseguir.

Em seguida, vamos explicar-lhe os pontos-chave para criar ilhas de cozinha dignas de destaque: esperamos que o seu projeto tenha resultados espetaculares. Vamos a isso!

O que ter en conta antes de desenhar uma ilha de cozinha

A ilha de cozinha deverá ser um lugar onde tudo resulte fácil, prático e confortável. Não deverá interferir nem ser inconveniente à comunicação entre os membros da família ou visitas.

Assim, a primeira coisa a considerar na hora de adicionar uma ilha ao seu projeto é o espaço que tem disponível e a forma como os seus clientes tencionam usá-lo. Ou seja, se a ilha for utilizada apenas para comer, caso em que não será necessário ser tão grande, ou se também será utilizada para cortar alimentos ou cozinhar… situação na qual será o lugar perfeito para instalar a placa de cozinha, o lava-louça e o exaustor.

diseñar isla cocina

Na posse de todos estes elementos, será muito mais simples realizar um planeamento e distribuição adequados, aproveitando ao máximo todo o espaço disponível.

Recorde que uma ilha também poderá ajudar, por exemplo, a separar a zona da cozinha da área de refeições, ressaltando a decoração e criando um ambiente mais típico das cozinhas norte-americanas.

Como distribuir o espaço para ter uma cozinha com ilha

Qualquer projeto que realize deverá ser bem organizado, sendo para tal necessário que estude, analise e desenvolva uma distribuição cuidada dos elementos pelo espaço.

Não se esqueça de criar espaços de armazenamento e onde cozinhar, limpar, instalar os eletrodomésticos… o que poderá implicar a necessidade de remover paredes, modificar portas, instalações… sempre com o fim de dispor de uma área de trabalho ampla, limpa e funcional.

Dependendo do espaço disponível, será necessário decidir se o pretendido é uma cozinha com distribuição em L ou em U e instalar a ilha no lugar ideal. As medidas ideais de uma ilha de cozinha estão entre os 250 e os 270 cm: assim, o conforto de utilização é total, uma vez que o seu cliente não terá de se deslocar demasiado enquanto cozinha. E, se tiver convidados, poderá continuar sempre a interagir com eles, sem ter de se estar constantemente a virar.  

É muito importante poder contar com um bom espaço lateral, que permita aos utilizadores moverem-se à vontade por todo o local, e, a juntar a isto, como já referimos, adicionar espaços de armazenamento.

Será recomendável deixar uns 90 cm entre as bancadas de parede e a ilha, valor que poderá variar, por norma, entre os 80 e os 110 cm, em função do espaço existente.

A funcionalidade é crucial numa ilha de cozinha

A ilha de cozinha é um verdadeiro avanço de design, que, quando bem concebida, é garantia de grande conforto e funcionalidade. Como afirmámos no início do artigo, é na cozinha que mais coisas se passam numa casa, e instalar uma ilha promove o diálogo, a comunicação e a cumplicidade, ao mesmo tempo que permite trabalhar muito mais facilmente.

Dito isto, percebemos que uma ilha não se resume a um elemento decorativo que torna a cozinha muito mais bonita, permite também conseguir um espaço muito mais confortável, prático e funcional, no qual é possível reunir elementos de despensa, área de preparação e limpeza.

Os móveis da ilha de cozinha: organize o espaço

Aproveitar a totalidade do espaço disponível deverá ser sempre a sua prioridade, uma vez que, assim, conseguirá um desenho totalmente funcional, prático e confortável  para os seus clientes.

Para tal, poderá instalar uma série de elementos que se revelarão imprescindíveis.

Nueva llamada a la acción

Gavetas e armários

Todo o espaço deve ser aproveitável numa cozinha moderna, com ilha. Assim, certifique-se de que deixa espaço suficiente nas laterais para incluir todos os elementos pretendidos. Poderá instalar gavetas de diferentes tamanhos, profundidades e sistemas, de grande capacidade e inteiramente extraíveis, armários para armazenar utensílios, esconder o caixote do lixo ou guardar os porta-talheres

Ferragens para móveis de cozinha

As ferragens de cozinha são fundamentais para conseguir os melhores resultados. Não se esqueça de incluir porta-talheres, colunas extraíveis, suportes para copos e garrafas, bandejas giratórias e de canto, ganchos de pendurar, organizadores extraíveis para especiarias… Tudo o que for necessário para conseguir um espaço útil, prático e funcional. No site da Emuca, encontrará todas as soluções para as suas ideias. 

Dê à ilha de cozinha um toque de luz

A iluminação é fundamental, também numa ilha de cozinha. Para uma iluminação perfeita, tenha em conta a luz natural disponível, de onde vem e que efeito produz no espaço de trabalho, bem como as dimensões da ilha, já que estas poderão tornar necessário instalar mais lâmpadas, fitas led ou pontos de luz.

Com isto, chega o momento de escolher que tipo de iluminação instalar, sendo que, regra geral, é recomendável optar por luzes suspensas do teto, a cair sobre a ilha. Sempre, evidentemente, de forma a que não perturbem os utilizadores, seja na hora de cozinhar ou de conversar.

O ideal é que a área de trabalho se encontre bem iluminada, com luz fria, de modo a que as cores se vejam melhor.

Nueva llamada a la acción

É possível conseguir uma cozinha moderna, com ilha, prática, confortável e funcional, desde que se tenham em conta os aspetos que abordámos ao longo deste post. Assim, tenha-os em mente no seu próximo projeto e garanta que os seus clientes ficam 100% satisfeitos com o seu trabalho.

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: