Patas para móveis: 10 conselhos para acertar

Não são apenas úteis, mas também decorativas: é possível combinar as patas dos seus móveis com a restante decoração do seu espaço, graças às suas diferentes cores e formas.

A ideia é que, mais que simples suportes de peso, sejam um bonito acessório, uma mais-valia estética. Não obstante, como escolher as melhores? É exatamente isso que lhe vamos mostrar em detalhe.

As melhores patas para móveis: como escolher

Há várias coisas a ter em conta no momento de escolher as melhores patas para móveis, e na Emuca não poupamos nos detalhes que diferenciam os nosso serviços.

Porque ficar com algo básico quando pode ter garantidos os melhores desenhos e materiais, para além de todo o estilo que marca os espaços diferentes e bem harmonizados?

Nueva llamada a la acción

10 conselhos para escolher as melhores patas para móveis

Acompanhe-nos neste guia completo e saiba como escolher as melhores patas para móveis do mercado.

1. Patas para móveis, materiais

Os materiais utilizados na construção de patas para móveis podem variar, em função da carga a que estas estarão sujeitas, bem como da adaptabilidade do material aos estilos e desenhos pretendidos.

Os materiais que lhe recomendamos e oferecemos nas nossas propostas são:

  • O aço, pela sua grande resistência e durabilidade.
  • O alumínio, um material resistente à corrosão e contemporâneo.
  • O plástico ABS, que oferece resistência e versatilidade.

2. Tipos e formas

Existem patas retangulares com arestas pontiagudas, que deverá vigiar com atenção se tiver crianças em casa. Uma boa alternativa nestes casos consiste em optar por patas de cantos arredondados.

Existem igualmente patas cilíndricas, em forma de varão, que transmitem ao seu móvel um toque estilizado, pés para móveis, pés niveladores de altura e rodas, uma forma especial de pata para alguns móveis.

3. Tamanhos e dimensões

Os tamanhos variam, o que representa uma grande vantagem na hora de escolher o ideal para os seus móveis. Tenha em conta as dimensões e peso do móvel, é necessário que exista sempre uma relação de proporcionalidade entre estes e as patas que escolher.

Algumas patas oferecem a possibilidade de regular a altura, o que as torna mais fáceis de adaptar às suas necessidades; outras, de dimensões reduzidas, podem ser adquiridas como “pés para móveis”.

4. Fixação

Diferentes patas podem possuir diferentes mecanismos de fixação, como parafusos a prender a peça diretamente ao móvel.

Existem também mecanismos que recorrem a placas de fixação, também instaladas com parafusos.

5. Instalação

A instalação das patas para móveis é muito simples. na maioria dos casos, é realizada através de parafusos que prendem a pata com precisão, o que permite uma fixação forte, sem movimentos laterais passíveis de partir o parafuso.

6. Acessórios e outros extras

Existem elementos que farão as patas funcionar ainda melhor, como as extremidades protetoras, que protegem o chão de possíveis arranhões causados pelas patas.

Existem igualmente elementos deslizantes que ajudam a mover os móveis mais comodamente, sem risco de arranhar o chão, e que se acoplam diretamente às patas por meio de um parafuso.

7. Rodas: tipos e materiais

As rodas são outro tipo de suporte cuja principal característica é oferecerem a possibilidade de deslocar o móvel sem ter de o levantar em peso, bastando empurra-lo na direção em que se quer mover. Estas podem ser:

  • De movimento giratório ou multidirecionais.
  • Rodas fixas ou de movimento unidirecional.
  • Rodas com travão para imobilização ou fixação do móvel. As melhores.

8. Dimensões das rodas

Dependerão sempre das dimensões do móvel, do peso que a roda consegue suportar e do seu aspeto formal, isto é, do design, do efeito estético que pretende transmitir.

9. Pés niveladores

Este tipo de patas para móveis cumpre a função de dar aos seus móveis uma altura mínima, de modo a protegê-los do contacto direto com o chão.

Estes pés, em forma de parafuso, podem ser regulados por dentro ou por fora e ser circulares ou hexagonais.

10. Pés para móveis

Estes pés para móveis são pequenas patas que dão uma altura mínima aos móveis, protegendo-os da humidade. Podem ser colocados em móveis, sofás, mesas de cabeceira, etc. Discretos quando instalados, podem ser retangulares ou quadrados, feitos de materiais resistentes.

Conclusão

Escolher as patas para móveis que melhor se adaptam às suas necessidades será mais fácil se tiver em conta este guia, feito para lhe dar uma ideia mais clara daquilo que realmente importa não esquecer. Face ao vasto leque de opções que temos para si na hora de fazer a sua escolha, não deixe de ter presente:

  • O móvel em que quer colocar novas patas.
  • Formas e desenhos adaptados ao que pretende.
  • Tamanhos e materiais.

No mais, o fundamental é que desfrute enquanto escolhe e adquire online as melhores patas para móveis, com entrega garantida, a par dos mais variados estilos e opções que temos para si. Na Emuca, trabalhamos para lhe proporcionar sempre a melhor experiência.

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: