Puxadores para armários: como funcionam e que vantagens oferecem?

Estética e funcionalidade devem andar sempre de mãos dadas: de nada nos serve um ambiente funcional se não for agradável, e vice-versa. A escolha de puxadores para armários é um ótimo exemplo disto, dada a necessidade de combinar estes dois aspetos para escolher o puxador mais adequado e cómodo de usar.

O melhor é que são muitas as opções disponíveis, considerando toda a diversidade de tipos e modelos de puxadores existentes: estamos certos de que encontrará na Emuca exatamente aquele que procura.

E para ainda lhe tornar a tarefa mais fácil, temos para si um guia sobre como funcionam os diferentes tipos de puxadores e que vantagens oferecem. Assim, ficará com uma ideia mais clara de como escolher o puxador mais adequado para os seus armários. A postos?

Funcionamento e vantagens dos diferentes tipos de puxadores para armários

Os puxadores trazem sempre consigo um toque extra: sejam discretos ou chamativos, têm influência no estilo e na forma como abrirá os seus armários.

Cada tipo possui as suas vantagens, sendo que diferentes situações irão requerer diferentes tipos de puxador. Lembre-se de escolher sempre de acordo com o seu gosto: afinal, será você quem os vai usar.

Minimalistas

Um tipo de puxador popular e na moda são os ditos minimalistas. Este tipo abarca numerosos modelos de puxadores, com um design simples e limpo como elemento transversal.

O material não é determinante. No entanto, por norma, são de formato alargado e dotados de ângulos retos. Funcionam perfeitamente em duas orientações e possuem superfície suficiente para poderem garantir um elevado conforto de utilização.

Vantagens

  • Estética simples e discreta
  • Elevada área de contacto e conforto
  • Muitas possibilidades de combinação

Em forma de barra

Um tipo de puxador para armários que goza de excelente qualidade são os que se apresentam em forma de barra. Os seus desenhos mais usuais, a par do formato cilíndrico, são sinónimo de uma boa área de contacto com a mão, ao abrir a porta.

Regra geral, são feitos de aço, com acabamento mate ou brilhante. Em virtude do seu desenho, costumam funcionar bem com estilos minimalistas, urbanos e modernos, contrastando com cores claras.

Vantagens

  • O formato cilíndrico permite uma pega confortável
  • Combinam com numerosos estilos modernos
  • Design simples e delicado

Rústico clássico

Os formatos em estilo rústico clássico, com a sua estética característica, com acabamentos em cobre, bronze ou prata envelhecida, transmitem aos espaços onde se encontram um ar forte, retro e tradicional. Este é, sem dúvida, um estilo muito chamativo, que nos remete ao passado, mas trazido para o presente, combinado com tendências mais contemporâneas.

Funciona perfeitamente naqueles ambientes onde queremos dar relevo a detalhes como os próprios puxadores, ou em que procuramos dotar o conjunto de um estilo clássico, com elementos do passado. É importante optar por modelos dotados de uma curvatura mais acentuada, de modo a permitir uma maior superfície de contacto com a mão.

Vantagens

  • Aspeto clássico e chamativo
  • Vida útil prolongada
  • Pequenos e versáteis

Em forma de concha

Continuando com os estilos clássicos ou retro, encontramos o formato de concha. Estes puxadores oferecem grande versatilidade na hora de os combinar, uma vez que um acabamento diferente pode mudar completamente o seu estilo, passando de uma aparência vintage a outra mais moderna ou industrial.

Quando os escolhemos com acabamentos acobreados, seguimos um estilo mais rústico, mais clássico. Por outro lado, quando escolhidos numa cor neutra, como o preto, ou com acabamento esmaltado, estaremos a optar por uma linha mais moderna ou industrial.

São agradáveis de agarrar, bastante chamativos e únicos. Não ocupam muito espaço, o que permite uma colocação mais versátil, mas não se adequam a designs discretos.

Vantagens

  • Tamanho reduzido
  • Design único e chamativo
  • Versatilidade de utilizações e acabamentos.

Puxadores robustos

É possível optar por puxadores grandes, de aspeto robusto, tanto para armários como para gavetas de cozinha. Tenha presente que quão maior for a superfície de contacto com a mão, mais fácil e confortável será utilizá-los. Em geral, estes modelos são de formato retangular, reto, com predominância de linhas limpas e acabamentos minimalistas.

Tendem a ser oferecidos em versões brilhantes e mate, sendo as primeiras mais chamativas, apesar de também se sujarem com maior facilidade. A orientação não é problema, dado que tanto podem funcionar quando colocados na vertical como na horizontal.

Vantagens

  • O tamanho grande torna-os agradáveis de agarrar
  • Versatilidade na orientação
  • Design limpo, minimalista e moderno
Nueva llamada a la acción

Embutidos

Um estilo mais discreto, mas dotado de uma personalidade única, é o dos puxadores embutidos ou integrados. Estes são introduzidos na madeira ou outro material constituinte da porta, onde ficam quase completamente cravados e, por conseguinte, pouco protuberantes.

Por não sobressaírem, existe menor risco de serem intrusivos, sendo também possível jogar com os muitos desenhos existentes neste estilo: de forma circular, retangular ou quadrada, e outros diferentes, em contraste com o formato e os materiais do armário.

Vantagens

  • Desenho discreto, quase oculto
  • Formatos e modelos variados
  • possibilidade de jogar com a porta e os materiais onde se colocam

A importância de escolher o puxador para armário ideal

Decidir todos os aspetos e detalhes que ressaltam num espaço pode demorar o seu tempo, o que é normal, dado que estamos à procura de criar um ambiente simultaneamente agradável e de estética apurada.

Não é difícil conseguir os puxadores mais adequados para as gavetas ou armários do seu projeto na Emuca, uma vez que temos uma grande variedade de modelos para lhe oferecer, organizados de modo a facilitar ao máximo a escolha. Procure já os seus!

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: