Entrada em vigor marcação UKCA

Entrada en vigor marcado UKCA

Na Emuca sempre zelámos pelo correcto cumprimento de acordo com a legislação vigente, e sabemos igualmente da importância do mercado do Reino Unido para os nossos clientes. É por essa razão que estamos a trabalhar em adequar os nossos produtos com o único objetivo de favorecer o cumprimento da nova legislação e fortalecer a confiança com os nossos clientes.

Com fecha de 1 de Janeiro de 2021, o Reino Unido deixou de formar parte da UE, no entanto, os requisitos essenciais do Reino Unido e os procedimentos de avaliação de conformidade, assim como as normas, são na maioria dos casos os mesmos que os do processo de conformidade da UE para a obtenção da marcação CE.

Quais são as principais diferenças dentro do procedimento de conformidade após o Brexit?

Fundamentalmente e por agora, trata-se da marcação de avaliação de conformidade do Reino Unido ou marcação UKCA.

O governo do Reino Unido concedeu um período de graça para permitir aos fabricantes de produtos eléctricos prepararem-se para os novos requisitos. Dentro deste período, é possível comercializar o produto no Reino Unido utilizando a marcação CE na maioria dos casos. Em primeira instância este período finalizaria o dia 1 de Janeiro de 2022, no entanto, o passado 24 de agosto de 2021, o Governo britânico decidiu pospor a data de entrada em vigor da marcação UKCA obrigatória até o dia 1 de Janeiro de 2023, dando assim às empresas um ano mais para adaptar-se à legislação britânica em comparação com as indicações iniciais.

Cabe destacar que os produtos que levem tanto a marca CE como a marcação UKCA, cumprem com os requisitos da UE e os requisitos do Reino Unido, respectivamente. Portanto a marca UKCA só é válida em Inglaterra, Escócia e Gales e não pode utilizar-se em absoluto no mercado da Irlanda do Norte. Em detrimento, na Irlanda do Norte utilizar-se a marca CE ou a marca UK(NI).

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Concepta3

O sistema Concepta3 é a solução perfeita para as salas de estar em plano aberto, oferecendo portas de correr ocultas que desaparecem num pequeno espaço

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: