Tudo sobre o sifão: como evitar problemas e fugas no quotidiano

salva sifón emuca
Se há um elemento que não pode faltar em casa alguma, é o sifão do cano. Se não sabe do que se trata, vá até ao fundo da sua torneira: o cano em forma de S é o sifão e encontra-se em todas as casas de banho da sua casa.   A sua principal função é prevenir que maus odores subam pelos canos e prevenir que pequenos animais e insetos passem pelos canos.   Cuidar do sifão é essencial. Se não sabe como fazê-lo, não se preocupe, na Emuca contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o sifão e como evitar fugas irritantes. 
salva sifon rectangular emuca

Tipos de sifões 

Apesar de ser um elemento que, normalmente, passa despercebido, é vital para a drenagem do sistema funcionar devidamente pela casa.  De momento, há vários tipos de sifões que se adaptam a diferences escoadores de lava-loiças. Assim, encontrar o melhor que se adapta às suas necessidades é fácil. Os diferentes tipos de sifões são: 
  • Sifão individual: é o mais comum hoje em dia. Chama-se assim porque a sua instalação é para um escoador único.  
  • Sifão duplo: estes são os mais usados em lavatórios duplos. O seu nome vem do facto de ter dois canos, um para cada saída de água e, na ponta juntam-se num único sistema.  
  • Sifão extensível: este tipo de sifão tem um tubo extensível que permite adaptar-se a diferentes distâncias ou formas de lavatórios.  
  • Sifão em garrafa: é muitas vezes usados em lava-loiças, pois o seu mecanismo funciona ao acumular água num pequeno tanque localizado entre o escoador e a saída da água. Assim, previne a aparência de maus odores causados pela putrefação de lixo. 
  • Sifão com válvula de clique: é especialmente projetado para ser instalado em lavatórios com válvulas de escoamento de clique. 
  • Sifões extra planos: ideal para lugares onde o espaço é muito limitado.  
  • Sifão em forma de S: usado quando a saída de água do lavatório é vertical.  
  • Sifão em forma de U: usado quando o escoador do lavatório é instalado na horizontal. 

Porque é que o sifão tem fugas? 

Já deu por si a lavar a loiça ou a lavar os dentes e reparou numa poça de água perto dos seus pés? Isto devese a uma fuga no dique. É um dos problemas mais comuns nas casas e pode ter várias causas. As mais comuns são: 

Negligência ou falta de manutenção 

O sifão de água é um elemento que requer manutenção periódica para o seu funcionamento correto.    É um elemento que está a ser usado constantemente e é exposto a gordura, sujidade e outros elementos que se acumulam no seu interior ao longo do tempo. Portanto, é necessário que, de vez em quando (dependendo da frequência com que é usado), seja feita uma limpeza adequada do cano para prevenir fugas.   Isto pode ser feito abrindo o sifão e remover manualmente qualquer contaminação que esteja lá dentro. Por outro lado, despejar uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e água quente de vez em quando, pode prolongar o tempo necessário para uma limpeza profunda.  

Material de baixa qualidade 

Os sifões de água são maioritariamente feitos de metal ou plástico, o último sendo o mais usado devido ao seu custo baixo.  Infelizmente, é um material que não é tão forte como o metal, por isso o dano mecânico é muito mais comum. Uma pequena racha é suficiente para gerar uma fuga, ou um movimento ou impacto repentino pode fazer com que as juntas se desloquem ou que o material se parta.   Da mesma forma, se comprar um sifão de um produtor não verificado, pode vir com defeitos de fabrico, fazendo com que a água vaze quase imediatamente. Algo que, com a Emuca, não vai acontecer.   Assim, para evitar fugas, é melhor comprar sifões de qualidade, de preferência feitos de metal e de fabricantes certificados. Da mesma forma, é importante aplicar silicone nos canos, para que cada peça esteja ligada de forma correta à outra.  
Nueva llamada a la acción

Dicas finais 

Como dica final, na  Emuca recomendamos que siga as dicas que mencionámos neste artigo. Isto para dizer, adquira um feito com materiais de boa qualidade e execute uma limpeza periódica.   Na nossa loja, vai encontrar salvadores de sifões que vão proteger o seu sifão de possíveis choques que podem fazer com que as suas juntas se soltem, gerando possíveis fugas.   Consulte o nosso catálogo digital e veja outros acessórios que temos para cada espaço em sua casa, desde a cozinha até quartos. Todos fabricados com materiais que foram avaliados sob os padrões de qualidade mais rígidos, para que permaneçam em perfeitas condições ao longo do tempo. 

Você gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagem Relacionada

Emuca

screws

When it comes to furniture screws, the variety of models and types is impressive. To the point of being confused which ones are functional for

Ler mais [+]
Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: