Assistência técnica

Queremos tirar as principais dúvidas técnicas que possam surgir acerca do funcionamento dos nossos produtos e dos passos e processos necessários para a sua montagem.

Fitas LED

Sim, são compatíveis com Alexa e Google Home. Para esse feito, a fita LED RGB deve-se emparelhar com a aplicação Smart Home e esta por sua vez com Alexa ou Google Home.

Sim, trata-se de uma fita LED recortável pela sua zona de corte (cada 55,5mm) e pode-se ligar com o cabo e inclusive usar um acessório de união.

Para escolher o transformador correcto para uma fita de LED devemos: - Conhecer qual o tipo de transformador que corresponde a fita de LED a utilizar. No nosso catalogo indicamos em cada sistema de iluminaçao qual o tipo de transformador que deve ser utilizado atraves de uma serie de icones. - Conhecer qual a potencia total necessaria do transformador (6 W, 15 W, 30W, 50W, 72W, 100W, 200W). Para calcular a potencia presente num determinado comprimento de fita temos primeiramente de saber qual e a potencia total do rolo de 5 m (a nossa unidade de venda) e qual e o comprimento que iremos precisar para a nossa instalaçao. Por exemplo: Se 5 m de fita (um rolo) 24 W et preciso para a minha instalaçao 2 m. X= (2m x 24W) / 5m = 9,6W Portanto deverei escolher o transformador de 15 W. Devemos fazer atençao, pois deve-se adicionar o consumo dos diferentes acessorios de fita se os mesmo forem incluidos na instalaçao, como por exemplo cantos em "L" ou similares.

Sim, pois para poder controlar a fita LED RGB requer-se um controlador RGB com telecomando que funciona por radiofrequencia. Se numa instalaçao houver dois controladores, ambos podem ser controlados com um so telecomando, dado que todos os controladores desta gama dispoem da mesma frequencia.

No seguinte video mostra-se como se monta de uma forma simples a referida iluminaçao LED.

Quando isto acontece, deve-se ter em conta que o controlador (olho do sensor) acende o interruptor de saida quando detecta o movimento de um corpo humano.Ou seja, o controlador (olho do sensor) nao detecta movimentos de objectos, como por exemplo o movimento de uma porta, mas sim de pessoas ou de calor humano.Alem disso para que o mesmo possa movimento, deve-se interferir entro do seu raio de detecçao. O sensor MOTION dispoe de um raio de detecçao de 2 metros e de um angulo de 90º.

O sensor touch para as fitas LED tem um detector que reage ao aproximar-se uma mao humana (calor e movimento).O sistema de iluminaçao acender-se-a quando o sensor detectar uma mao humana dentro de uma area de 0 a 2 mm, e apagar-se-a quando volte a detecta-la.O sensor autocalibra-se atraves da diferença de potencial, ou seja, tem em conta os objetos e a distancia entre a mao e o sensor a primeira vez que se acende.Se se quiser mudar, entao deve-se reiniciar o sensor. Para tal efeito, deve-se desligar o sensor touch da rede electrica (desligando o sensor do respectivo transformador, ou entao desligando o transformador da rede ou ainda desligando o quadro geral da habitaçao ou local onde tenha sido instalado), esperar 5 segundos e voltar a liga-lo para que o sensor se autocalibre.

No seguinte video mostra-se como se monta de uma forma simples a referida iluminaçao LED.

Sim, sao compativeis. Mas devemos ter em conta que os sensores Lynx tem dimensoes diferentes.No caso do sensor Motion, por exemplo, foi feita uma alteraçao da posiçao da lente mas mantem-se as mesmas dimensoes. Devera ter-se em conta no momento que formos efectuar a mecanizaçao para que o difusor e a sua lente sobressaiam do mesmo, sendo o diametro de 10 mm, o qual se mantem, mas a posiçao essa varia agora para 15 mm.No caso dos sensores Touch e Dimmer nao existem alteraçoes que venham a afectar a montagem e onde se montava o antigo sensor, pode gora ser montados igualmente o novo sensor Lynx.

Um factor de grande importancia que influi na diferen ça de luminosidade nos extremos da fita LED, e a queda de tens ao. Quando se ligam muitos metros de fita LED, a tensao no inicio e diferente que a tensao no final, dado que a distancia afecta e provoca que os LEDs se iluminem menos por causa da queda de potencial que sofrem. Por essa razao no nosso catalogo indica-se qual o comprimento maximo recomendado de ligaçao em cada fita com um simbolo. Consultar qual e o maximo comprimento de instalaçao das fitas LED. Existe uma forma de conseguir que a fita LED nao sofra a queda de tensao elevada que se produz em longas distancias e consiste em alimenta-la por ambas as extremidades. Para poder alimentar a fita por ambas extremidades temos de utilizar dois cabos de ligaçao, um em cada extremidade da fita LED. É importante manter a polaridade em ambos os extremos, e para tal basta com realizar a alimentaçao de acordo com a seguinte instruçao, tendo em conta que numa das extremidades a ligaçao AMP e efectuada de forma diferente ao habitual (vermelho e preto neste caso e ao contrario), que no desenho se indica com o simbolo de exclamaçao.

Como posso conseguir que a minha fita LED tenha a mesma luminosidade ao longo de todo o seu comprimento?

Documentos:

Descarregar

O maximo comprimento recomendado em instalaçoes das fitas LED esta indicado no nosso catalogo com um simbolo em cada fita LED.Na tabela indica-se o comprimento maximo recomendado se a alimentaçao for efectuada apenas e so por uma unica extremidade (o que implica um so transformador). E alem disso indica-se igualmente o comprimento maximo recomendado se a alimentaçao for efectuada pelas duas extremidades (o que implica dois transformadores) e que portanto se multiplicam por dois.Nota: Para a alimentaçao pelas duas extremidades temos de efectuar uma ligaçao especial. Consultar como posso conseguir que a minha fita LED tenha a mesma luminosidade ao longo de todo o seu comprimento.

Documentos:

Descarregar

A fita LED Lynx de temperatura de cor variavel dispoe de um controlador que permite seleccionar a temperatura de cor branco frio, branco natural ou branco calido, num intervalo que varia entre os 3.000 Kelvin e os 6.000 Kelvin.

Podemos calcular a potencia maxima sabendo de antemao a tensao de alimentaçao das fitas LED (12V DC) e a potencia que se deseja instalar com a seguinte formula: Amperagem (A) = Potencia (W) / Tensao (V)Exemplo: A= 60W / 12V a A= 5AA potencia maxima que posso conectar e de 60W a 12V DC.

Nao, apenas os cabos e conectores Lynx H de largura de fita 8 mm sao compativeis com os perfis de aluminio e difusores para fitas LED.

Podemos calcular a potencia maxima sabendo a tensao de alimentaçao das fitas LED (12V DC) e a potencia que se deseja instalar de acordo com a seguinte formula: Amperagem (A) = Potencia (W) / Tensao (V)Exemplo: A= 48 W / 12 V a A= 4AA potencia maxima que posso conectar e de 48W a 12V DC.

No seguinte video mostra-se como se monta de uma forma simples a referida iluminaçao LED.

No seguinte video mostra-se como se monta de uma forma simples a referida iluminaçao LED.

O diametro minimo do furo que deve ser realizado e de 7 mm para poder passar o conector Miniled macho. Se o conector Miniled for femea o diametro do furo devera ser aumentado para os 9 mm.

Dentro da gama de sensores disponiveis, pode-se optar por um sensor de 240V AC da gama Red Eye ou Point ou um ainda um sensor do tipo 12V / 24V DC da gama Dot, Point, Micron ou Twelfy.No caso dos sensores da gama 12V / 24V DC deveremos ter em conta que a mesma ira sempre requerer um jogo de acessorios para sensores 12V / 24V DC para umas ligaçoes faceis e rapidas, podendo converter as ligaçoes do tipo AMP em Miniled.

Podemos calcular a amperagem de uma instalaçao sabendo qual a tensao de alimentaçao das fitas LED Lynx 24 V (24V DC) e qual a potencia que se deseja instalar.Calcularemos entao o dado pretendido com a seguinte formula: Amperagem (A) = Potencia (W) / Tensao (V)Exemplo: A = 72 W / 24 V = 3 A, pelo que a potencia maxima que posso conectar e de 72 W a 24 V DC sem exceder os 3 A admissiveis do cabo Lynx H 24 V.

Podemos calcular a potencia maxima sabendo qual a tensao de alimentaçao das fitas LED Lynx 24 V (24 V DC) e a maxima amperagem que admite o cabo Lynx H 24 V (que son 3 Amperios).Calcularemos entao o dado pretendido com a seguinte formula: Potencia (W) = Tensao (V) x Amperagem (A)Exemplo: P(W)= 24 V x 3 A = 72 W, pelo que a potencia maxima que posso conectar com o cabo Lynx H 24V e de 72 W a 24 V DC.

Sim, o cabo Lynx H e totalmente compativel com toda a gama de perfis e difusores para fitas LED da Emuca.Alem disso, no suposto caso de ser preciso um acessorio de uniao recta H de 8 mm (Cod. 5061120), o mesmo tambem pode ser usado dado que e igualmente compativel com os referidos perfis e difusores para fitas LED da Emuca.

Nao, as fitas Lynx 24 V nao sao compativeis com os acessorios das fitas Lynx 12 V.Para o funcionamento das fitas Lynx 24 V e necessario um transformador LED de 24 V, alem de um cabo H especial para 24 V que ja esta incluido com o conector Miniled, uma vez que toda a gama funciona com o referido tipo de ligaçao.Os sensores Lynx 12 V tambem nao sao compativeis, dado que funcionam a 12 V, mas no entanto podem ser usados a grande maoria de sensores existentes no catalogo da Emuca que admitam 24 V ou funcionem a 230V AC.

Sim, podemos cortar a referida fita cada 63 mm. Alem disso indica-se qual a zona de corte numa das faces da fita, dado que a mesma dispoe de uma zona mais transparente na qua se aprecia uma zona mais escura que nos indica as zonas de corte. Dado que a fita ja vem fornecida com cabos incorporados em ambas as extremidades, cada fita deve ser portanto cortada em 2 bocados, para dispor de um cabo em cada extremo.Se quisermos realizar algum corte adicional, o desperdicio pode ser utilizado ligando a fita com um cabo Lynx Q ou com um cabo Lynx H de 8 mm, ou bem soldando a fita.

Inscrever-se para receber notificações
Você se inscreveu para receber as notificações
Você bloqueou notificações
Clique para subscrever notificações
Obrigado por se inscrever!
Você se inscreveu para receber as notificações
Você não receberá notificações novamente
Gerenciar notificações de sites
ASSINAR
NÃO ASSINAR
Desbloquear notificações
Siga estas instruções para permitir notificações: